Porque os filhos desobedecem? Pergunta difícil, mas não impossível de ser respondida. Na verdade, não deve ter uma única resposta, mas acredito que uma boa reflexão sobre o tema nos dê um “norte” para não ficarmos tão perdidos nesta questão.
Em primeiro lugar, entendo por desobediência a transgressão daquilo que, um dia, fora estabelecido, pelo chefe, pelo líder, pelo pai, pela mãe, pelo grupo, pela tradição, por Deus, pela lei, pelas regras do jogo, pelo cônjuge, pelo irmão mais velho e por aí vai… E entendo por transgressão “ir além de”, “atravessar”, exatamente como aparece na maioria dos dicionários. Portanto, desobedecer é ir além dos limites pré-estabelecidos, seja lá por quem, ou por qual circunstâncias. Por outro lado, também entendo que limites/regras em algum momento, devem ou podem, ser negociados para a promoção do bem estar, para o que é positivo, para adequação de uma situação.
Imagino que a maioria dos meus leitores entendem desobediência como descrevi acima. Então, partindo deste ponto comum, apresento algumas perguntas: Você sabe por que os filhos desobedecem? Por que ultrapassam os limites pré-estabelecidos por seus pais e afins? Por que esta sociedade padece com filhos que vão além das fronteiras do bom senso? Por que pichar uma fachada, ou danificar o que é do outro, por exemplo, pode ser praticado sem sentimento de culpa? Por que a maior taxa de mortalidade no trânsito não está nas idades mais avançadas, mas, sim, entre jovens de 20 a 29 anos? Por que vários jovens entregam sua lealdade ao tráfico de drogas, ou se apresentam como voluntários para servir ao Estado Islâmico?
Estas perguntas resumem a problemática dos relacionamentos pais e filhos que temos no Brasil, um baita problema, aparentemente sem solução. Aparecem neste cenário vários palpiteiros para responsabilizar a falta de políticas públicas, outros para dizer que isto é culpa do progresso das grandes cidades, já que no interior é bem diferente; um terceiro grupo, este mais recente, que responsabiliza as influências das redes sociais.
Nunca acharão as respostas procurando onde elas não estão. Os filhos desobedecem porque, durante o processo de desenvolvimento, sobretudo da primeira e segunda infância, precisam que os adultos lhes capacitem com as condições necessárias para a obediência. Estarei apresentando este tema em minha Conferência: Limites & Regras. O problema que as famílias enfrentam, hoje, é que elas sabem que precisam dar amor e fazem todas as vontades ao filhos, sabem que precisam dar limites e pensam que isso é apenas dizer “NÃO”. O fato é que a arte de ensinar a obediência é uma matéria não dominada pela maioria dos pais desse nossa sociedade. Sendo assim, o resultado não poderia ser diferente do que vemos nas ruas, escolas, nos lares, enfim, nos ambientes sociais por onde circulam nossos jovens.
Um pequeno spoiler para você: Ensinar a obediência começa bem cedo, muito antes de você dizer o primeiro “NÃO”. Se você precisa conhecer este assunto em detalhes, espero você, sábado, dia 13/07 na Conferência: Limites & Regras, no Auditório do Edifício Lumina Corporate – Nova Iguaçu.
Um Grande Abraço!